Uma razão é óbvia! A Summit quer sem dúvida prolongar os filmes para faturar ($$) mais. Mas será só esta a razão? Não, não é.

“Eclipse” estreou neste verão, apenas seis meses depois de “Lua Nova”, e o terceiro filme da saga não conseguiu atingir o lucro do seu antecedente com uma diferença de quase 65 milhões de dólares. Mesmo assim os críticos escolheram “Eclipse” como o melhor da saga sendo o filme de mais agrado para o sexo masculino devido às suas cenas de ação.
A Summit quis agradar as fangirls ao estrear o filme com pouca distância do anterior e acabou por se “prejudicar”. Prejudicar é uma maneira de dizer, visto que a Summit está nadando em lucros.

Vamos então comparar com a grande concorrência da Saga Crepúsculo, a Saga do Harry Potter:
Harry Potter já lançou seis filmes em dez anos de existência. Os quatro primeiros estrearam no Outono/Inverno e os seus lucros conseguiram atingir os objetivos da Warner Bros. Chegou o quinto filme da franquia, Harry Potter e a Ordem da Fênix, que estreou um ano e meio depois (verão de 2007) do último e foi sem dúvida o pior filme da saga até agora. Dois anos depois, Harry Potter e o Enigma do Príncipe estreia no verão de 2009 e teve um desempenho bastante bom. Mesmo assim como os preços dos bilhetes tem aumentado (exageradamente) esperam bater recordes com o último filme da saga ao estrear em Novembro deste ano.
Resumindo: a Summit Entertainment quer que os fãs fiquem desejosos (leia-se: que entrem em loucura) com a espera e que os leve mais ao cinema. Boa estratégia de marketing, Summit!
Sim, poderá ser uma boa estratégia. Mas já pensaram nos (grandes) filmes de sucesso que vão estrear no verão de 2012? Ice Age 4: Continental Drift, Homem Aranha 4, Batman 3 entre outros, vão estrear nesse verão. Na minha ideia a Summit quer fugir às grandes estreias acabando por optar por uma altura em que apenas tenham estreia de filmes com menos potencial em destronar “Amanhecer” dos melhores resultados de bilheteira.
Fiquem bem! ;)




Nenhum comentário:
Postar um comentário